Já teve tempo de parar e prestar atenção nos pedestres que passam para lá e para cá, nos motoristas de carros, de ônibus, e até nos motociclistas? O que eles tem em comum, ou seja, o que estão fazendo a maior parte do tempo? Estão ligados, conectados ao celular, lendo as mensagens recebidas ou respondendo!

 

Pode parecer uma simples atitude, mas, basta desviar só um pouquinho o olhar do carro da frente, do pedestre que resolveu passar, ou pior, do semáforo que passou para o vermelho, e pronto!

Visão-Notícias 2013-05-02_09.16.33 celular-na-moto-1413503038003_615x300

Outro acidente causado pelo celular!

 

Os índices de acidentes como colisões traseiras, e atropelamentos, tem crescido muito ultimamente devido ao uso do celular enquanto dirige, embora essa distração pese no bolso do motorista com uma multa de R$ 85,13 além de perder 5 pontos na carteira de habilitação, parece que mesmo assim, não é motivo de preocupações!

 

Os motoristas talvez não saibam que só o fato de espiar quem enviou uma mensagem enquanto dirige, já pode dar início a um acidente grave, pois, essa espiada significa que durante 23 segundos não está vendo o carro da frente, nem o pedestre, o motociclista, nem o caminhão que resolveu mudar de faixa, sinalizou e não viu!

Resumindo, 23 segundos olhando somente o celular para quem estiver dirigindo a 60 km/h, significa que durante 380 metros é como se tivesse dirigido de olhos fechados, e no caso de estar a 100 km/h, seriam 640 metros andando as cegas, imagina se estivesse a 120 então!

 

Vale ressaltar que celular e direção, aumenta as chances de acidentes em até 23 %, por isso, em média 25 mil motoristas são multados por ano por estar com o celular na mão, mandando ou lendo mensagens, já que o bluetooth é um dos acessórios ideais para atender ligações sem cometer infrações!

Sistema-SYNC-da-Ford hyundai-i30-som 14c183_014

Infelizmente, a atenção ao celular pode ser a causa de outros tantos atropelamentos, e nesses casos a própria vítima é a culpada, já que homens e mulheres, principalmente os jovens, atravessam ruas e avenidas, sem olhar se o sinal está aberto para atravessarem, e nesses casos sobra para o motorista que de repente se depara com alguém na frente de seu veículo!

 

O motorista que sabe dos riscos de celular e direção, e fala ao celular somente via bluetooth enquanto está dirigindo, não significa que está livre de acidentes, visto que estudos comprovam que durante alguns segundos, fica pensando no teor da conversa, e isso, também desvia a atenção da rodovia.

 

Portanto, celular e direção, dá multa, e pode matar também! Pense bem, se vale a pena usar!

O que resolve mesmo é parar o veículo e atender o celular.

Se não puder parar quer dizer que a ligação pode esperar.

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, Estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.