Utilizar óleo de última geração em carro velho, pode? Será que traria problemas, ou, o melhor é seguir o recomendado no manual, mesmo com a evolução do produto?

Para as pessoas que tem carro velho ou antigo, e nunca se aventuraram a escolher outro tipo de óleo, podem ficar tranquilas para experimentar no possante algum tipo de óleo de última geração com certeza!

A única diferença é que deve ser efetuado a troca do filtro do óleo antes do prazo estabelecido pelo fabricante, e o mais importante é que refaça novamente este procedimento, num intervalo de tempo menor, isto porque os óleos de última geração tem elementos que limpam mais o motor, por isso, a tendência é obstruir o filtro do óleo, ou seja, colocar óleo de última geração em carro velho é ótimo, apenas deve substituir o filtro mais rapidamente, e não mais como está no manual original.

Nesse caso a viscosidade do lubrificante, além da especificação, também pode ser variada, desde que esteja dentro das normas dos fabricantes e, nas informações no manual, como por exemplo:

Quem faz trajetos curtos todos os dias, pode colocar um óleo mais fino quando frio (0W30 em vez de 15W30, por exemplo), mas, observando se está dentro das especificações da norma técnica do fabricante que consta no manual do carro.

Vale salientar que o tipo de óleo de última geração em carro velho, não deve ser o mesmo utilizado em locais frios como no Sul por exemplo, e no norte quando as temperaturas atingem 40 °C, ou seja, deve ser de acordo com o clima local, senão o carro pode apresentar problemas realmente!

Outra observação é quanto ao uso severo contínuo, nesse caso, é aconselhável que as trocas sejam antecipadas, tudo para garantir que o óleo sempre esteja limpo!

 

Para quem tem dúvidas, uso severo contínuo é quando o carro é usado somente em distâncias curtas (inferiores a 10 km), em trânsito muito intenso, o famoso andando somente na 1ª, em marcha lenta, ou, até mesmo quando se transita em estradas de terra, ou, locais com muita poeira.

O uso do óleo lubrificante de última geração em carro velho pode trazer benefícios importantes para o veículo, visto que o manual é tão antigo quanto ao carro, portanto, a tecnologia na época era muito inferior, e com o avanço na fabricação dos lubrificantes, podem ajudar o motor do carro velho a ter um desempenho bem melhor!

Portanto, utilizar óleo de última geração em carro velho, pode com certeza, mas, sem deixar de trocar o filtro de óleo mais vezes num espaço bem menor, pois como dissemos, quanto mais avançado é o óleo, mais o motor é limpo e, isso, polui o filtro rápido demais!

O ideal é colocar óleo de alto desempenho, até o momento (SL ou SM), rodar uns 1.000 quilômetros, então, trocar o óleo e o filtro novamente, depois, pode voltar a seguir a recomendação dos fabricantes para troca do óleo e filtro.

Ter a manutenção do motor em dia no carro velho é outra questão importante, pois, o óleo muito aditivado solta todas as impurezas antigas retidas nas galerias de lubrificação, e isso, pode entupir facilmente a sistema, por isso, fique de olho, mesmo assim, compensa bastante porque aumenta a proteção do motor!

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.