Para aqueles que se consideram motociclistas sabem que o cuidado com a motocicleta é essencial para viajar ou dar um passeio curto. No entanto, mesmo os mais apaixonados por sua moto, algumas vezes, pelo menos no início, esquecem da importância do filtro, e das consequências que isso pode acarretar. [Todo motociclista ama de paixão sua moto, e sabe cuidar dela o suficiente para entender da necessidade da manutenção preventiva, mesmo assim, as vezes o filtro de ar para moto pode ser esquecido, isto, não é nada bom.

A troca do filtro de ar é tão importante, quanto a troca de combustível. Um completa o outro, pois de nada adianta um filtro recomendado pelo fabricante de ultima geração se a gasolina é de baixa qualidade ou de procedência duvidosa. O inverso também é verdadeiro, a gasolina pode ser a mais pura, com elevado índice de octanagem, e o filtro não estiver em condições adequadas para realizar a sua função. [O filtro de ar para moto é tão importante como abastecer com gasolina de qualidade comprovada, para isso, basta fugir dos postos onde o combustível é vendido abaixo do preço da rede em geral, mesmo porque, de nada adianta fazer a troca do filtro se o combustível não ajuda.

Qual a função do filtro de ar?

O filtro de ar foi projetado para reter impurezas presentes em uma solução, neste caso o ar, inclusive existe outros tipos de filtros como filtro para combustível e filtro de óleo.

O filtro de ar, que bloquei as impurezas que são partículas suspensa no ar, assim contribuindo para queima de combustível no motor, ou seja, auxilia no desempenho do motor evitando que sua eficiência seja reduzida devido a impurezas, além de prolongar a vida útil do motor e suas peças, como os pistões, os anéis e os cilindros.

Caso o cuidado com a vida útil do filtro não seja respeitada, ou seja, utilizada a mais que sua capacidade de absorção permitir, você irá perceber no desempenho de sua moto uma redução significativa. Se isso acontecer, é sinal de que o filtro não está mais exercendo sua função de reter as partículas que chegaram no motor!

Você irá perceber que ao rodar por um bom tempo com o filtro vencido ou mesmo  saturado de impurezas, sua moto começará, se já apresenta indicativos de que em algo errado, a danificar componentes internos, desgastes de peças e outros pontos que precisam ser consertados, além da redução da vida útil do motor!

Um sintoma bastante alarmante, indicando que a troca do filtro já venceu e precisa ser substituído urgentemente é quando você percebe que mesmo abastecendo regularmente com gasolina de qualidade, a sua moto não está desenvolvendo, ou percorrendo a quilometragem esperada por litro, aumentando seu consumo!

E pensar que o filtro de ar para moto é relativamente barato, fácil de limpar ou de trocar, se compararmos com o gasto que terá no conserto.

Assim que você perceber esses sinais, verifique o filtro de ar e analise se ele está com impurezas. Se for verificado que ele está saturado, faça a troca por um novo, ou, caso prefira, você mesmo pode fazer a limpeza facilmente lavando com água e sabão. Outra opção é lavar com querosene mas nada de usar outros produtos químicos mais fortes. Em todo caso, essa limpeza precisa ser periódica.

Quando devo limpar ou realizar a troca do filtro de ar?

Infelizmente não existe uma tabela específica que deve ser seguida a risca para a limpeza do filtro. Tudo irá depender da quilometragem percorrida semanalmente, das condições das estradas de trafegam, como terra, detritos secos no asfalto, entre outros.

Já com relação a troca do filtro de ar para moto, o ideal é seguir as recomendações do fabricante, mesmo assim, vai depender também das condições informadas no item acima.

Outra peça que deve ser trocada junto com o filtro de ar para moto é o óleo do filtro de ar mas preste atenção, precisa ser específico para a lubrificação do filtro de ar, que apresenta viscosidade e componentes químicos especiais indicados pelo fabricante.

Ele é o responsável por impedir que as impurezas passem o filtro, por isso, é essencial realizar a substituição do óleo do filtro de ar sempre que fizer sua limpeza. A melhor maneira de fazer essa substituição é espalhando o óleo lubrificante pelo corpo do filtro de ar.

De todo modo, sempre que notar que o rendimento da sua moto reduziu, ou o consumo aumentou, é o momento de verificar se o filtro de ar pode ser limpo apenas com uma água e sabão, ou se faz necessário a substituição por um novo.

Uma dica é sempre verificar o filtro a cada 10 mil km, e na dúvida leve a um profissional analisar, assim, sua moto terá uma vida útil garantida pelo fabricante!

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.