Em se tratando de transporte de crianças, a responsabilidade do condutor dobra, assim como a dos pais  em se certificarem de que, seja com eles ou na van da escola por exemplo, seus filhos serão transportados com responsabilidade e dentro da lei. Por isso, é importante que saibam usar a Cadeirinha para Transporte de suas crianças corretamente. Mesmo com a utilização da cadeirinha, do assento de elevação ou do bebê conforto, a criança não está totalmente protegida de sofrer danos em caso de um eventual acidente, no entanto será muito menor o dano do que sem estes dispositivos de segurança. Caso ela não esteja no seu lugar adequado, pode se machucar ou até mesmo morrer, se acontecer um acidente e ainda gera multa, duas coisas que você quer evitar a qualquer custo.

A partir de 2010, o uso da cadeirinha no transporte de crianças se tornou obrigatório, mesmo que alguns pais mais cautelosos já utilizam este item de segurança para o conforto e comodidade dos filhos. Esse tipo de assento de segurança, ou seja, a cadeirinha é escolhida o modelo conforme a idade da criança, conforme mostrado no quadro abaixo:

  • O bebê conforto é indicado para crianças de 0 a 1 ano de idade, o tipo ideal para o transporte das crianças desta faixa etária;
  • As cadeirinhas são recomendadas para o transporte das crianças a partir de 1 ano, podendo ser utilizadas até os 4 anos;
  • Os chamados assentos de elevação, como o nome já diz, devem ser utilizados para elevar as crianças durante o transporte das crianças de idade 4 até os 7 anos e meio.

A partir dos 7,5 até os 10 anos de idade, as crianças precisam ser transportadas sentadas e somente no banco traseiro, sempre utilizando o cinto de segurança corretamente.

Existem duas exceções em que essa regra não se aplica, ou a lei permite que a criança viaje no banco da frente. Um é no caso do veículo possuir apenas bancos dianteiros, geralmente modelos de pick-ups. A segunda exceção é quando o banco traseiro do veículo já se encontra completamente preenchido com crianças menores de 10 anos, podendo assim a próxima utilizar o banco da frente, conforme estabelecido em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No entanto, as demais regras de utilização de bebê conforto, cadeirinha e banco de elevação são obrigatórias no transporte de crianças em veículos.

Veja como deve posicionar a cadeirinha para transportar as suas crianças

Bebê conforto

  • O bebê conforto é indicado para crianças de 0 a 1 ano de idade, sempre posicionando o corpo para que não se mexa demais, principalmente o pescoço que é uma região muito delicada;
  • Ele deve ser instalado de modo que a criança fique de costas para o painel do carro, no sentido inverso da posição normal do banco do veículo, assim, vai evitar trancos em caso de freadas ou acidentes;

Cadeirinha

  • A partir de 1 ano  já pode utilizar a cadeirinha no banco de trás do veículo, até 4 anos de idade. Para quem já passou por essa experiência já deve ter percebido como eles ficam felizes por poder ver tudo a sua volta ou os pais quando está sentados nas cadeirinhas;
  • Mesmo sendo óbvio, sempre é bom lembrar. A cadeirinha para transporte das crianças precisa estar fixada ao banco para que esta não saia do lugar;
  • A cadeirinha, assim como no bebê conforto, possui tiras almofadadas que devem ser ajustadas ao corpo da criança, não muito apertado, com uma folga de um dedo, assim, as crianças ficam confortáveis e você tranquilo;

Assento de elevação

  • Para crianças com 4 anos ou acima, já podem utilizar o assento de elevação preso ao banco traseiro, que vai permitir que fique com altura suficiente para usar o cinto de segurança de três pontos. Muito importante para a proteção da criança e máxima eficácia do cinto de segurança.

Todos esses itens de segurança mencionados acima para a proteção dos seus filhos e são para amenizar qualquer impacto que o carro possa sofrer, transmitindo para os ocupantes do veículo. Seja o bebê conforto, ou a cadeirinha ou o assento de elevação deve possuir o selo do (Inmetro), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, pois é, este selo que confere qualidade e segurança aos produtos.

E nas motos, as crianças podem ser transportadas também?

Levar crianças que tenham menos de 7 anos de idade em motocicletas, é uma infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 191,54, 7 pontos na carteira, e até suspensão do direito de dirigir, além de recolhimento do documento de habilitação, já que nesta idade as crianças não tem condições de cuidar de sua própria segurança.

Quando as crianças alcançam a idade acima de 7 anos, podem ser transportadas em motocicletas desde que seja observado pelos pais ou responsáveis, que esta use capacete, acessórios e roupas adequadas ao seu tamanho, a fim de prevenir lesões mais graves nos casos de quedas, mas, também é preciso que tenham altura suficiente para manter os pés apoiados na pedaleira, e consigam manter-se agarradas ao piloto!

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Numero *