Os lubrificantes são necessários para o funcionamento de cada tipo de motor, isto é do conhecimento de todos, e quanto as siglas SAE, API, ACEA, JASO que aparecem nos rótulos das embalagens destes produtos, todos também sabem o significado?

Como muitos leitores devem ter respondido que não, é interessante entender o que essas siglas representam e qual a importância de cada uma, é só conferir as explicações a seguir.

Como muitos leitores devem ter respondido que não, é interessante entender o que essas siglas representam e qual a importância de cada uma, é só conferir as explicações a seguir.

As siglas SAE, API, ACEA, JASO representam características de cada tipo de óleo. São de entidades internacionais responsáveis pela elaboração de lubrificantes automotivos, em cumprimento as normas específicas para cada uso, são as mesmas siglas que constam no manual do proprietário.

Esta é uma das classificações mais antigas quanto a faixa de viscosidade de um lubrificante seja para o motor, como também para a transmissão, sem levar em conta o desempenho.

E são classificados em 2 grupos:

  • Monoviscosos, como 50 ou 50w;

Os monoviscosos são pouco utilizados em carros hoje em dia, devido a maior capacidade que os multiviscosos têm, em apresentarem menor variação da viscosidade quando a temperatura varia, devido a adição na fórmula de aditivos poliméricos que adequam as propriedades de viscosidade a medida que o óleo começa a subir de temperatura.

O primeiro número de um óleo multiviscoso, por exemplo 5 (5w40), indica a viscosidade no momento da partida, isto é, com o motor ainda, frio.

E quanto mais baixo é esse número, significa que será mais fácil dar a partida mesmo sendo a 1 ª do dia, e isso, foi pensando principalmente nos países que atingem temperaturas abaixo de zero no inverno, já que o óleo consegue se manter fluido sem solidificar, garantindo que o motor possa girar corretamente na hora da partida.

Assim, que o carro entra em movimento, a temperatura do motor começa a subir, é quando a viscosidade é indicada pelo segundo número ao atingir a temperatura de 100º C, e quanto maior esse número, maior será a viscosidade que o óleo ter sempre que atingir temperaturas elevadas.

Esta é a mais tradicional a qual indica a especificação de desempenho servindo como base para que o consumidor possa escolher livremente.

API é um código que está dividido 2 categorias de óleos para motor:

  • Motores a combustão interna que trabalham com velas para gerar a combustão, os quais precisam ser lubrificados pelos óleos API S. J;
  • Motores a diesel que trabalham com combustão espontânea, utilizam a sigla API C, e os óleos lubrificantes para engrenagens, API GL, onde GL significa gear lubrificant (em inglês, lubrificante de engrenagens);
  • Para os carros de passeio, os níveis são API SL, SJ, SH, SG, entre outros, sendo que S significa Service Station, e a outra letra é referente ao desempenho;
  • Os motores diesel a classificação utilizada é API CI-4, CH-4, CG-4, CF, entre outros, sendo que o C significa Commercial, além disso, a API também é usada para classificar óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

acea

Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)

Classificação européia que associam testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório;

JASO

Japanese Automobile Standards Organization

Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho);

Esses são bons motivos para colocar somente o óleo no motor indicado no manual do proprietário!

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.