calibrando-pneus-edited

Cerca de metade da frota dos veículos brasileiros estão acostumados a rodar com a calibragem que não é compatível com o veículo, isto porque, os carros são projetados de acordo com estudos feitos, inclusive sobre a calibragem exata para a rodagem, oferecendo assim, primeiro a segurança dos ocupantes, e depois prolongando a durabilidade do veículo.

Problemas causados pela falta de Calibragem

O que alguns desconhecem, é que o veículo ao rodar com a calibragem que não corresponde ao veículo, seja baixa ou alta demais, apresenta muitas vezes riscos de acidentes, levando o motorista a perder a dirigibilidade, sem levar em consideração as condições das rodovias.

Durabilidade dos Pneus sem Calibragem

Os veículos que rodam com pneus mesmo sendo das melhores e mais conceituadas marcas, pelo fato de estarem fora de sua calibragem original, que deve ser observada no manual do proprietário para ser cumprida, acabam reduzindo a vida útil dos pneus em até 8.500 km, gerando assim, ônus desnecessários para o motorista para cada troca dos pneus.

indicacao-calibragem-porta (2)

Qual a Calibragem correta para os Pneus

A calibragem correta dos pneus, pode ser lida no manual do proprietário, e na falta deste, os fabricantes disponibilizam os dados através de plaquinhas, ou, de carimbos, que podem estar na lateral das portas do veículo, ou, na tampa de abertura de combustível, e ainda, em alguma outra parte do veículo, vai depender do fabricante e do modelo do veículo.

Tipos de Calibragem

Na realidade existem somente 2 tipos de calibragens, isto é, 2 tipos de libras, que é a medida usada para a calibragem dos pneus, a mais comum é para rodar na cidade, a outra, é para rodar nas estradas em viagens, nesse caso, deve ser levado em conta a quantidade de passageiros, somado ao peso das bagagens, por isso, a calibragem é diferente de quando se roda somente no dia a dia na cidade, garantindo maior segurança aos ocupantes do veículo.

Importância da Calibragem em Viagens

É interessante lembrar, em caso de viagens mais longas, que seja observado a calibragem dos pneus em cada uma das paradas, pois, a tendência da rodagem nas estradas é elevar a calibragem dos pneus automaticamente, devido ao atrito com o asfalto e ao calor produzido, representando assim, certa instabilidade ao dirigir, vale lembrar que a calibragem dos pneus deve ser feita, principalmente na hora da volta, antes de pegar a estrada novamente.

Como fazer a Calibragem dos Pneus em Postos de Serviços

Antes de mais nada, o motorista precisa saber qual é a quantidade ideal de libras para seu carro, para que seja informado ao frentista, quando for ao Posto de Serviços, caso não saiba, aproveite e pergunte ao frentista quantas libras vai em seu carro, geralmente eles já sabem.

Como fazer a Calibragem dos Pneus

Caso queira fazer a calibragem dos pneus de seu veículo, é muito fácil, 1º regule o visor do calibrador de pneus com as libras corretas para seu veículo, depois retire a tampinha do pneu, encaixe o bico para encher de ar, e quando atingir a libra digitada, haverá um aviso sonoro, feito isso, é muito importante que as tampinhas sejam recolocadas nos pneus, pois, garantem que o ar não escape, caso aconteça, o pneu pode murchar, e causará transtornos quanto a troca.

pneu-sem-calibragem-edited

Risco em Rodar com Pneu Baixo (conhecido como pneu no chão)

Em casos extremos, se por algum motivo venha a rodar com o pneu vazio,  porque não foi calibrado e está baixando, ou, ainda, porque está furado, saiba que isto pode destruir as camadas do pneu, e de acordo com o tempo rodado nessa situação, com certeza ficará no prejuízo, porque o pneu não terá mais conserto.

Como continuar com o Balanceamento nos Pneus

Não esqueça que em caso de precisar do serviço de borracheiro, deve ser observado se o peso de chumbo, utilizado para o balanceamento do pneu, se este será colocado no mesmo lugar, senão o carro perde o balanceamento das rodas, o que representaria mais gastos desnecessários.

 

Acesso nosso site e confira equipamentos para seu autocenter: http://www.hulkelevadores.com.br/

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.