Todo motorista em algum momento a noite pode ter cruzado com outro veículo que tinha uma luz muito radiante vindo dos faróis, essa claridade que pode ofuscar momentaneamente a visão do condutor, é proveniente dos faróis de xenônio!

 

farol-de-xenonio

 

O que é Farol de xenônio ou xenon como também é conhecido

 Os faróis de xenônio são feitos de lâmpadas especiais as quais não tem filamentos, como acontece com as lâmpadas de faróis comuns. E o alto-brilho é devido ter no interior o gás chamado xenônio o qual é ativado através de um minúsculo reator, fazendo o gás brilhar em alta intensidade.

farol-de-xenonio2

É claro, que devido à intensidade dessa luz, os faróis de xenon, ou xenônio, são permitidos pelo Contran apenas quando o carro já vier de fábrica instalado, já que vem com um sistema que consegue diminuir a intensidade da claridade, evitando assim que o motorista que vem no sentido oposto não tenha a visão comprometida!

farol-de-xenonio3

Isto acontece porque os faróis de xenônio originais de fábrica, tem instalados pequenos motores que são acionados por sensores que servem para saber se o veículo está subindo ou descendo, dessa maneira, consegue controlar o nível do farol em relação ao solo e aos motoristas que vem em lado oposto.

 

É interessante ressaltar que existe a venda no mercado uma variedade de kit´s com faróis de xenônio a disposição do consumidor, assim, como também pode ser encontrado pela internet, mas, vale informar que são proibidos por lei, mesmo que o vendedor insista que não há problemas, afinal, vive de comissões!

blitz-noite

Por isso, é bom ficar atento caso deseje mesmo assim, instalar faróis de xenônio, mas, lembre-se, no caso de ser parado numa blitz, a multa pelos faróis é de R$ 128,00, multa grave, perde 5 pontos na carteira e o pior de tudo, é que o guarda não deixará prosseguir com o veículo, a não ser que consiga retirar os faróis na hora, então, é só somar ao estacionamento no pátio, eletricista e etc!

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, Estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tem qualquer objecção à exibição de qualquer imagem e notícias, pode ser trazido ao nosso conhecimento através do envio de e-mail (contato) e o mesmo será ser removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.