O escapamento de um veículo é uma parte essencial para o funcionamento do motor, é como se fizesse parte da alma do veículo, por assim, se dizer!

Primeiro, entenda como funciona o escapamento

Toyota-GT-86-465x309

O objetivo do motor de um carro, ou, moto, independente do combustível utilizado é provocar uma combustão interna, isto significa que esse combustível é queimado e ao misturar-se com o ar, gera a explosão dos pistões, e como alguns desses gases não são utilizados, são expelidos através do escapamento!

Além de liberar esses gases, o escapamento ainda tem outras importantes funções, tais como:
• Reduzir o barulho causado pelas explosões internas no motor;
• Prolongar a vida útil do motor;
• Economizar combustível;
• Ajudar ao meio ambiente, evitando a emissão de poluentes;

E qual a vantagem em ter 2 escapamentos no carro, ou, moto?

O principal objetivo em ter 2 escapamentos no veículo, é justamente aumentar a saída desses gases, e o efeito esperado é que o motor devido ter influência direta sobre a entrada de ar, consegue aumentar o torque e a potência.

maxresdefault

Os veículos que vem com apenas com 1 escapamento, como acontece com a grande maioria fabricada, são os mais baratos, e tem por finalidade apenas, expulsar os gases não utilizados no motor para a atmosfera, por isso, geralmente não há um número significativo que diferencie os cavalos de potência entre os diversos fabricantes.

Já para o caso de veículos que vem de fábrica com 2 escapamentos, para esses casos, o objetivo, com certeza, é que sejam muito mais possantes e de alta performance, e a diferença é observada nos altos preços que são encontrados para a venda!

Claro, que a vantagem em ter 2 escapamentos no veículo, é o aumento da potência que pode girar algo em torno de 15% a 20% a mais, conforme os fabricantes, mas, pode variar de acordo com a marca, modelo e ano!

20130216093503235295i

Portanto, no momento de fazer a escolha por um veículo que tenha 2 escapamentos, é bom antes fazer uma pesquisa entre os fabricantes de qual a potência real oferecida!

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, Estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tem qualquer objecção à exibição de qualquer imagem e notícias, pode ser trazido ao nosso conhecimento através do envio de e-mail (contato) e o mesmo será ser removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.