Wheeling é um e um termo cultural utilizado no Brasil para a prática do esporte radical com motocicleta. Conhecido na Europa como Freestyle. Surgiu na década de 70 pelo Californiano Doug Domokos que desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, já na década de 80 era disputado em forma de arrancada, onde os pilotos empinavam as motos em uma só roda e disputavam em alta velocidade, porém devido a falta de lugares adequados para a prática da modalidade o esporte sofreu modificações.

wheelling

Sua prática pode ser feita em pistas de asfalto ou concreto, é praticado com motos de qualquer cilindrada, desde 50cc a 1200cc, dando ênfase ao equilíbrio do piloto em cima da moto durante as manobras. Quanto maior for a cilindrada, maior será o desafio para execução das manobras. As motocicletas são especialmente modificadas e preparadas para esta prática, pois exige maior resistência aos impactos. Geralmente são retirados componentes da parte dianteira como painel, setas e farol. Não permitindo assim a utilização destas motocicletas em vias públicas.

editada 01

Neste esporte a força e o equilíbrio são exigidos ao máximos dos praticantes. No Wheeling o freio das motocicletas é muito utilizado e a posição da moto pode definir o sucesso e a segurança dos movimentos realizados. Os equipamentos de segurança são muito importantes neste esporte, como Capacete: Geralmente são usado modelos de trilha (off-road). Caneleiras: Geralmente compostas com uma espécie de joelheira, impede os constante impactos da moto com as pernas dos pilotos. Botas: Usadas para diminuição de impactos com o chão e com a moto. Luvas: Usadas geralmente para evitar calosidade devido o contato constante com a moto.

wheelling 10

 

A falta de lugares apropriados no Brasil atrasa o crescimento deste esporte. Diante disto o Wheeling vem ganhando espaço em feiras e eventos, onde este esporte está tendo oportunidade de se tornar mais conhecido e divulgado.

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, Estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tem qualquer objecção à exibição de qualquer imagem e notícias, pode ser trazido ao nosso conhecimento através do envio de e-mail (contato) e o mesmo será ser removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.