Muita gente acredita que o escapamento de um veículo, ou, moto, quando apresenta algum tipo de problema como o desgaste natural do tempo, ou avarias devido a acidentes, que basta chegar na loja especializada, colocar o veículo em um elevadordecarro ou elevadordemoto, retirar o velho, colocar o novo, e mais nada!

escapamentos

Acontece que os carros que tem carburadores, precisam que sejam avaliados logo após a troca do escapamento se o carburador está esguichando o ar corretamente no novo escapamento, ou, não!

Para entender melhor sobre esse assunto, é interessante que saiba da importância de regular giclês do carburador após a troca do escapamento, informada a seguir.

Acompanhe:
Todo carburador é fabricado para que seja feita a mistura entre ar e combustível conforme o funcionamento do motor e da aceleração, isso, se faz necessário nos motores de combustão, já que o combustível em conjunto com o ar são fundamentais para a ignição.

Essa combustão criada, é transferida para dar energia aos pistões do motor que acionam o virabrequim e o carro, e através dos carburadores a mistura correta é enviada pelos giclês, e para quem tiver dúvidas, giclê é uma peça pequena de latão que tem um furo no meio, responsável em controlar a passagem de combustível (gasolina ou álcool) o qual é misturado com o ar no difusor do carburador do veículo.

gicles-de-moto Carburador de moto: A – giclê piloto; B – giclê da máxima; C – Lado da boia; D – giclê de partida.

gicles-de-carro2

Carburador de carro: 1 – 1º estágio; 2 – 2º estágio; 3 – Giclê de marcha lenta 1º estágio; 4 – Giclê principal de 1º estágio; 5 – Giclê principal de 2º estágio; 6 – Giclê de marcha lenta do 2º estágio; 7 – Giclê de aceleração. (Exemplo de um carburador de carro modelo: Ford Escort, ano: 1984-1996).

Apenas complementando a importância do giclê, quanto maior esse furo, maior a quantidade de combustível gasto pelo veículo, portanto, se acha que seu carro ou moto com carburador, esteja gastando combustível demais, seria uma boa ideia levar até um AUTOCENTER.

Claro, que a regulagem do giclê deve ser feita de acordo com a potência do motor do veículo, por isso, a mistura entre o ar e o combustível deve ser a mais exata possível para que não falhe, para evitar o superaquecimento que pode acontecer com RPM alto, ou, até afogar!

De qualquer maneira, a importância de regular giclês do carburador após a troca do escapamento, só é necessária fazer apenas nos casos em que o escapamento colocado é mais potente ou até personalizado, caso contrário, quando a troca for pelo mesmo modelo, não há essa obrigatoriedade.

escapamento-esportivo2 escapamento-esportivo

Afinal, por que dessa importância de regular giclês do carburador após a troca do escapamento por um mais potente?

Ao trocar o modelo tradicional do escapamento por um outro mais potente, isso provoca a elevação da temperatura de funcionamento do motor, dessa maneira, haverá a necessidade de gastar mais combustível, e isso, sem dúvida para o perfeito funcionamento do motor exige um giclê maior e regulagem do carburador.

Embora regular os giclês do carburador após a troca do escapamento seja realmente importante, caso seja necessário fazer essa substituição em seu veículo, ou, moto, é aconselhado que sempre procure pelas lojas de atendimento especializadas como AUTOCENTER para a execução correta do serviço.

ATENÇÃO

Nunca tente modificar você mesmo o giclê original de seu veículo, ou, moto, já que essa é uma peça fabricada por máquinas e qualquer tipo de alteração que faça, pode trazer sérios danos ao motor já que cada carro tem o giclê certo para ele, assim, como também ao levar o veículo ao AUTOCENTER para a troca do giclê, certifique-se que seja compatível com a marca do carburador.

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, Estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tem qualquer objecção à exibição de qualquer imagem e notícias, pode ser trazido ao nosso conhecimento através do envio de e-mail (contato) e o mesmo será ser removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.