Você sabia que a moto quando utilizada apenas em finais de semana, requer mais cuidados e atenção que aquelas pilotadas diariamente?

Parece incrível, mas, é isso mesmo, a moto, quanto mais tempo ficar parada, isto é, sem uso e estacionada na garagem por mais de 5 dias, já pode apresentar algum tipo de problema devido as mudanças climáticas como ar seco durante o verão e até umidades na época chuvosa, dessa forma alguns itens como os pneus, podem apresentar alterações, por isso, todo o cuidado é pouco na hora de encontrar o local ideal para deixá-la estacionada, principalmente por longos períodos.

moto-na-garagem

 

E como fazer manutenção, para usar no fim de semana?!

Vamos começar pelo local onde a moto é estacionada. Precisa ser um local coberto, bem ventilado, livre de umidades e telhas que pingam, e de preferência que tenha o chão cimentado e não seja de terra batida como é visto nos locais de muitas garagens alugadas que tem a cobertura apenas na parte de cima, a chuva e os respingos sobram por cima de carros e motos, e isso, a longo prazo pode ser o começo de alguns pontos de ferrugens.

Uma solução prática para o motociclista que infelizmente descrevi o local onde guarda sua moto, seria comprar uma capa tipo lona, mesmo assim, a própria capa retem umidade, isto significa, que a moto pode ficar cheia de gotículas de vapor, nos dias quentes e também nos frios, isto seria outro transtorno, já que cada vez que for guardar e toda vez que for buscá-la, tem que secar e limpar a motocicleta inteira, somente desta maneira é que não vai correr o risco de ter pontos de ferrugens, ou ficar com os cromados foscos e manchados.

capa-para-moto

A bateria é outro item que não pode ficar sem funcionar por muito tempo, caso contrário perde a potência e não consegue ligar o motor de arranque. O correto é ligar a moto a cada 2 dias e de preferência andar alguns quarteirões, para não ter o prejuízo e ser obrigado a trocá-la mesmo que foi pouco usada.

Os pneus precisam sempre estar calibrados, principalmente quando a motocicleta roda somente aos finais de semana, uma dica, caso for viajar sem a moto, se preferir use nos pneus uma calibragem maior, assim, quando retornar provavelmente a moto estará com a calibragem correta, mesmo porque a moto ao ficar parada por muito tempo, pode ter deformação nos pneus devido ao seu peso, ou então, deixe-a estacionada usando o cavalete central.

guidao-seca-suvaco

Sempre que for usar a moto no fim de semana, antes de ligá-la é preciso verificar o nível do óleo, e para o caso de moto de garagem que roda pouquíssimo, é bom lembrar que embora o limite da quilometragem possa não ter sido atingido, a troca deve ser efetuada da mesma maneira a cada 6 meses no máximo, isso, garante uma boa potência para o motor.

Quanto a gasolina embora não tenha prazo de validade, caso fique mais de 30 dias no tanque, pode formar depósitos e perder as características podendo afetar o desempenho do motor. O ideal é parar no posto e fazer a troca deste combustível antes de causar problemas!

abastecendo-a-moto

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.