O crescimento das motos antigas no mercado teve início ainda, no final do século XIX, em 1894 na Alemanha, foi quando a empesa Hildebrand & Wolfmüller, ousou pela 1 ª vez realizar uma linha de fabricação exclusiva de motos, dando o primeiro passa na criação deste incrível e enorme mundo motociclístico.

Já em seu 1º ano de funcionamento, a empresa Hildebrand & Wolfmüller, colheu seus pequenos frutos, um verdadeiro crescimento que chamou a atenção de centenas de fãs para seu novo produto motorizado. Já que era uma novidade no mercado, a resposta veio em número de vendas, cerca de 200 unidades vendidas num curto espaço de tempo!

A Hildebrand & Wolfmüller desenvolveu um sistema de resfriamento para motores, necessário para o controle de temperatura dos motores, contribuindo assim muito para a melhoria dos motores que viriam a seguir.

E graças a esses desbravamentos, e pioneirismo, entre o final do século XIX e o início do século XX, houve um crescimento na demanda para a fabricação de motos em várias partes do mundo.

Nos países europeus, houve registros da instalação de aproximadamente 43 fábricas de motos neste período, nos EUA houve registros de 20 empresas as quais foram instaladas nas cidades de Columbia, Orient e Minneapolis no ano de 1910. Devido a essa movimentação, este período foi marcado com muitas conquistas tecnológicas que contribuiu na evolução nas motos antigas!

Ao término da 2ª Guerra Mundial, a fabricação das motocicletas japonesas deram início a seus modelos nesse novo mercado, e sem dúvida, a chegada da marca no mercado veio para complementar o panorama motociclístico mundial, com o lançamento de novos modelos que acabou gerando uma novas expectativas diante dos fãs de duas rodas.

Assim sendo, as motos tiveram incremento de alta tecnologia, melhorando na sua performance, tudo isso devido aos motores mais leves e potentes, sem contar o design avançado, o baixo custo e a promessa de um conforto maior. Isto conciliou-se com o que o público realmente buscava, consequentemente, contribuiu para o fechamento de milhares de outras empresas no mundo que não conseguiram concorrer!

Finalmente, pode-se dizer que o mercado está bem equilibrado, até o presente momento, mesmo porque todos os anos as empresas lançam novos modelos, a fim de assegurar boas e maiores vendas, e isso agrada ao consumidor, já que se encontra rodeado de lançamentos e opções para todos os gostos e bolsos!

Não podemos deixar de citar, dentro da breve história das motos antigas, no ano de 1916, a fundação da atualmente famosa e conhecida BMW. Na verdade chama-se Bayerische Motoren Werke. Foi a 1ª empresa a consagrar-se como fabricante de motores para aviões, e posteriormente para barcos e também caminhões.

No mercado de fabricantes de motos, foi somente em 1923, que com o nascimento da R32, já com o conjunto motriz que mais tarde, ficou famosa pela marca BMW Motorrad, e BMW se consagrou. A qual a R32 tinha motor boxer de cilindros opostos e a transmissão final feita por eixo cardã, já a R23 marcou o início da história de sucesso na fabricação de motos alemã!

Após este breve relato, e um super flashback histórico na evolução de motos antigas que fazem parte do tesouro pessoal de muitos aficionados, vamos apresentar alguns modelos que marcaram época no mundo: (Vejamos se você concorda)

Harley-Davidson Fat Boy

A fabricação das motos Harley Davidson tiveram início em 1903, e continuam até hoje em alta escala de produção. Essa belezura é uma das mais tradicionais motos de fabricação americana que reúne milhares de admiradores e fãs.

Yamaha RD350LC

A “Viúva Negra”. Ficou muito famosa na década de 1980. Até hoje faz a cabeça de muita gente com histórias contadas a gerações.

Honda XL 250R

A garra e resistência da Honda XL 250R era o que despertou a atenção do consumidor. No Brasil, essa guerreira teve de ser ajustada, principalmente devido ao combustível brasileiro apresentar menor octanagem, além de 25% de álcool incluído.

Yamaha Ténéré XT600

A Yamaha Ténéré XT600 foi lançada em 1983. Devido ter sido um sucesso no esporte “Rally”, aqui no Brasil chegou somente em 1993.

Suzuki GSX-R 750

A GSX-R 750, lançada em 1985, foi uma motocicleta esportiva e uma das primeiras com preço acessível. Apresentava um visual das motos de corrida dotada de muita tecnologia. Fazendo a cabeça dos fãs.

Honda CBX 750F

A Honda CBX 750F, muito antes de ser produzida no Brasil, a partir do final do século XX, em 1986, tinha de ser importada do Japão. Já na época fazia muito sucesso, pois no mercado não havia nenhum modelo com o mesmo design avançado, além do motor potente, atingindo uma velocidade que chegava a 200 km/h, incomparáveis é claro para os dias de hoje!

Com toda certeza, centenas de outros modelos que merecem destaques deixaram de ser mencionados, seja como for, esta é somente uma amostra da evolução nas motos antigas dos últimos 122 anos!

Se lembrou de alguma, por favor, nos deixe seu comentário logo abaixo.

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.