Quando a motocicleta permanecer sem rodar por mais de 6 meses, mesmo estando com o tanque cheio, e ao sair com ela, começar a falhar, engasgar, pode contar que é, provavelmente, gasolina vencida.

Mesmo em motocicletas que estejam sendo ligadas periodicamente, três vezes por semana, esse problemas pode aparecer, mesmo que a bateria esteja fazendo seu trabalho direitinho.

E alguém já ouviu falar em gasolina com data de validade? No máximo, gasolina adulterada, mas vencida?!

Dificilmente, no Brasil, você vai ouvir comentários sobre esse tema. Nem matérias que abordem esse assunto são divulgados, mesmo assim, técnicos no assunto confirmam que após seis meses o combustível perde as características, a qualidade, exceto quando está num local próprio para armazenar o produto.

Portanto, o máximo que pode se considerar que a gasolina não está com suas características, qualidade alterada, é durante os próximos 3 meses, depois de abastecida!

E quais os sintomas da moto com gasolina vencida

 

  • Demora a dar partida, ou, nem pega;
  • Ao andar, falha durante o percurso o tempo inteiro;
  • Não responde prontamente nas arrancadas, engasga e dá soquinhos.

As motos que tem carburador e estão com a gasolina vencida, será necessário desmontar e limpar o sistema, pois, a gasolina velha vai se deteriorando formando depósitos, é como um grude que fica retido nas pequenas passagens dos giclês, essa moto, dificilmente dará a partida.

Já as motos que tem sistemas de injeção eletrônica, também são afetadas com a gasolina vencida, mesmo assim, conseguem dar partida, mas, falham o tempo todo, a solução nesse caso é mais simples, basta retirar toda a gasolina velha do tanque, e reabastecer com aditivada.

É bom lembrar que a gasolina velha retirada do tanque deve ser armazenada em tambores próprios que existem nos postos de combustíveis, jamais devem ser despejada no esgoto, pois, embora vencida continua inflamável, e ainda, prejudica o meio ambiente.

Já para as motos com carburadores que necessitam de limpeza, é aconselhável que seja levada a uma Centro Automotivo para que o serviço seja feito por um profissional, para não ter mais dor de cabeça!

Como evitar que a moto, fique com gasolina vencida

 

  • Sabendo que a moto ficará parada mais de 15 dias, encha o tanque até a boca. Dessa maneira entra menos ar houver no reservatório, e também evapora menos combustível, evitando a oxidação e o grude nos giclês;
  • Sempre que abastecer prefira gasolina aditivada, pois, tem aditivos antioxidantes que previnem o envelhecimento do combustível;
  • Quando a moto ficar mais de 2 meses parada, o melhor é nem tentar a partida. Providencie de imediato a retirada da gasolina do tanque e abasteça em seguida com aditivada;
  • A moto que tem a torneira de combustível, antes de parar a moto por um prazo indeterminado, o ideal é colocar na posição fechada e deixar o motor funcionar até apagar, dessa maneira vai secar o carburador.

Dica de Ouro: se a moto vai ficar parada por um longo tempo, prefira estacionar em locais longe do sol e da chuva, sempre coberta com capa própria, e evite estacionamentos de terra, senão o pó acumulado durante a estadia também pode trazer problemas!

E vale repetir esse último tópico:

  •  A moto que tem a torneira de combustível, antes de parar a moto por um prazo indeterminado, o ideal é colocar na posição fechada e deixar o motor funcionar até apagar, dessa maneira vai secar o carburador.

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.