A criação do celular foi uma das invenções mais importantes da humanidade. O conceito e praticidade da comunicação a distância são alguns de seus benefícios, trazendo agilidade para atividade que demoraria semanas para se comunicar, agora se faz com poucos minutos. Tudo graças a esse minicomputador portátil multifuncional.

No entanto, do mesmo modo que trás maravilhas, trás condigo também perigos ocultos. O seu uso descontrolado pode gerar riscos a vida, especialmente no trânsito, tanto do condutor como das pessoas ao seu redor. Para o motociclista, que precisa ter toda a atenção voltada ao seu redor, ao andar rápido entre os carros, o perigo é maior devido a vulnerabilidade do piloto.

O fato é que as pessoas, em sua grande maioria, possui um ou mais celulares que utilizam para a comunicação de voz, mensagens, e até como GPS, graças as centenas de APP’s. O problema é o uso abusivo, que em matéria de segurança, principalmente, quando está pilotando, pode ser fatal!

Especialistas estipulam que ao dirigir, pegar o celular na mão e baixar a cabeça para ver, demora em média 23 segundos. Isso significa que são 23 segundos que o motorista está andando praticamente de olhos vendados. Ou seja, se o motorista está pilotando a 60 km/h sua motocicleta, é como andar 380 metros as cegas, se ele tiver a 100 km/h, ele percorre 640 metros no escuro, acima dessas velocidades já pode se considerar suicida.

Com um simples toque de celular, vários acidentes que podem acontecer, se você estiver dirigindo ou pilotando. Pode ser um pedestre atravessando entre os carros, um semáforo fechando, uma brecada do carro da frente, e tudo pode acontecer justamente nos 23 segundos que tirou o olhar da via. Em seguida, vem as consequências como atropelamentos, acidentes, prejuízos, fraturas, invalidez e possivelmente mortes.

O tempo de 23 segundos, que fazem a moto e celular virarem uma arma perigosa, é apena referente ao tempo de ver quem ligou, ou, tentar ler a mensagem. Quando pega o celular, o piloto tem que fazer tudo com uma única mão, enquanto a outra segura o guidão e muitas vezes não é suficiente para desviar de um carro, pedestre, cachorro, ou, um buraco.

Existem motociclistas que tem o celular instalado no suporte de GPS na moto. Mesmo ativando a função viva voz, também ficam propícios a acidentes que podem ser causados por desviar o olhar para o acessório. E mesmo que, apenas ouvindo e falando, os pilotos perdem 44% da capacidade de atenção a sua frente, e 28% dos veículos a sua volta.

Estudos recentes informam que dirigir, ou pilotar, e falar ao celular ao mesmo tempo, o risco de acidentes aumenta em até 400%, e o interessante é que tanto o motorista como o piloto apresentam o mesmo efeito causado pelo excesso de álcool no organismo, com a diminuição de reflexos.

Para inibir esse péssimo hábito de dirigir, ou pilotar, e falar ao celular ao mesmo tempo, foi criada uma multa que dá 7 pontos na CNH, multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 – até o momento. É bom ficarem ligados porque a multa é aplicada mesmo quando estiver parado aguardando a abertura do semáforo, e isso, vale para motoristas e motociclistas. Pegou o celular, multa na certa.

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.